A medicina Ayurveda é um dos métodos de cura mais antigos do mundo. Desenvolvida na ìndia há mais de 5.000 anos, essa prática foi sendo estruturada e aperfeiçoada com o passar dos anos.

A excelência desse sistema de Racionalidade Médica, como uma prática eficiente e acessível, fez com que a Ayurveda se expandisse para o resto do mundo. Hoje, esse método se consolida como uma das principais formas de tratamento integrado em todo o planeta.

Venha conhecer mais sobre esse método de cura baseado no equilíbrio do corpo e entender como você também pode trazer essa prática para a sua rotina e viver com mais saúde e bem-estar.

Medicina Ayurveda.

O que é Ayurveda

Proveniente do sânscrito, a palavra “Ayurveda” se divide em duas partes: Veda, que pode ser traduzido para conhecimento, ciência ou sabedoria; e Ayus, que significa vida.

Nesse sentido, a Ayurveda se constitui como uma prática de conhecimento da própria vida, que se propõe a desenvolver a saúde a partir da harmonia de todos os elementos envolvidos na vida. Nesta filosofia indiana, a saúde é um estado de completude, e a harmonia do corpo com as leis da natureza busca o alcance do equilíbrio e da felicidade. 

Sendo assim, a medicina ayurvédica tem 2 objetivos principais, que são conquistados a partir de um conjunto de práticas desenvolvidas pelas visões de mundo, ser humano e saúde da cultura indiana ayurvédica. Os objetivos são:

Filosofia da Ayurveda

Para compreender a medicina Ayurveda é preciso deixar de lado os conceitos ocidentais de medicina baseados na ideia de “doença e cura”, e considerar o ser humano como um todo integrado. Portanto, tire da sua cabeça a imagem de “corpo doente” ou “doenças mentais” e comece a pensar que o adoecimento é do indivíduo completo, e não de partes separadas dele.

Cura pela integração do ser.

Nesse sentido, o homem só pode ser compreendido e considerado de forma plena a partir do conjunto das dimensões física (corpo físico), mental (corpo sensorial e mental) e espiritual (corpo do intelecto e da consciência). E sua saúde só pode ser conquistada através do equilíbrio e harmonia dessas dimensões, ou seja, do organismo como um todo.

Além disso, a Ayurveda também enxerga a integração do indivíduo com o todo. Ou seja, entende-se que estamos inseridos em um sistema harmônico, marcado pela unidade dos seres com a natureza. A partir dessa lógica, os tratamentos ayurvédicos consideram que na natureza há tudo o que é necessário para a prevenção e cura de doenças.

No mais, para a Ayurveda, a saúde reflete um estado de bem estar em que o indivíduo busca equilíbrio consigo mesmo e integrado aos ritmos da Natureza e do Universo.

Saúde para a Ayurveda

Por ser uma ciência que trata o indivíduo em sua totalidade, a Ayurveda atua de forma preventiva, e não apenas na cura das doenças, buscando propiciar um estilo de vida saudável de forma geral. Para isso, ela se propõe a ensinar as pessoas a atingirem a autocura e conquistarem uma vida longa com saúde e bem-estar.

Cura pelo equilíbrio.

Sendo assim, a forma de se manter saudável nesse método consiste no conhecimento do seu próprio corpo, o que garante a identificação de desequilíbrios, e torna possível curá-los antes de se tornarem patológicos. Além disso, o autoconhecimento contribui para construir uma rotina saudável considerando as suas necessidades específicas. 

Assim, a Ayurveda valoriza um estilo de vida com equilíbrio entre alimentação, sono, exercício físico, yoga, meditação e uma vida espiritualizada. Destaca-se que para a visão ayurvédica, cada ser é um ser único e particular, portanto o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

Uma pessoa pode encontrar o equilíbrio realizando exercícios intensos de força ou cardiovascular, enquanto para outra o equilíbrio pode significar práticas de alongamento e meditação. No mais, cada corpo possui qualidades e biótipos específicos, que exigem diferentes práticas e rotinas na busca do equilíbrio.

A natureza para a Ayurveda

Outro ponto importante na obtenção da saúde para a Ayurveda é a relação com a natureza. Além de ter elementos da natureza como base dos tratamentos, essa prática entende os nossos processos e comportamentos a partir dela.

Assim, como toda a natureza, somos constituídos de ciclos e rituais, e quando sincronizamos os nossos ciclos internos (biológicos) com os ciclos da natureza, há o restabelecimento da nossa saúde, bem-estar e disposição.

União com a natureza.

Esse movimento acontece através do respeito e observação dos ciclos, a valorização dos elementos da natureza como plantas medicinais e óleos essenciais, mas também por uma relação criada entre nós e as diferentes fases da vida, horas do dia e estações do ano.

Tal relação se baseia na harmonia dos nossos hábitos com os ciclos externos, como por exemplo ao ingerir alimentos típicos de cada estação ou definir nossa rotina diária em alinhamento com o curso do sol.

Por fim, a Ayurveda compreende a constituição física e psicológica a partir do sistema de Doshas. Esse sistema é formado pelos 5 elementos presentes na natureza, que unidos dois a dois formam os 3 biótipos essenciais que caracterizam as qualidades e necessidades principais dos indivíduos. Entenda:

Quais são os 5 elementos da Ayurveda

Os 5 elementos básicos da Ayurveda representam os estados da energia e da matéria de tudo que existe no universo. Cada substância é formada por uma combinação desses elementos em diferentes proporções e funções. E não é diferente com os seres humanos.

Esses elementos estão presentes na vida física, mental e emocional de todos nós. Eles não podem ser medidos, mas são percebidos através dos nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), e cada elemento se conecta a órgãos sensoriais e motores do organismo, e são responsáveis por diferentes funções no nosso funcionamento.

5 elementos primordiais.

Mas afinal, quais são esses elementos?

Éter ou espaço – Akasha 

Como elemento mais sutil da natureza, o éter representa a expansão da consciência e o meio onde tudo existe e tem a possibilidade de existir. Assim, esse elemento é responsável pela criação dos outros 4 elementos.

Associado à criatividade e intuição, e responsável pelo movimento e pela energia do corpo, o equilíbrio desse elemento pode ser alcançado por meio de atividades que tragam clareza mental, como meditação e práticas de respiração, e evitando excesso de estimulação física e mental.

O desequilíbrio desse elemento no nosso organismo pode causar sintomas como ansiedade, inquietação, insônia e dificuldade de concentração.

Ar – Vayu

É o elemento universal responsável pela mobilidade e pelo movimento, considerado o elemento da comunicação e troca de ideias. Sua presença se destaca na respiração, no sistema nervoso e na circulação sanguínea.

Seu desequilíbrio pode resultar em ansiedade, insônia e dores no corpo. Para equilibrar o ar, é indicado atividades que aumentem a mobilidade do corpo, como exercícios físicos de mobilidade, técnicas de respiração e caminhadas ao ar livre, além de evitar alimentos e bebidas frias.

Fogo – Tejas

Equilíbrio dos elementos.

O fogo é o elemento responsável pela transformação e pela digestão no corpo humano, estando presente no metabolismo, no sistema digestivo e na saúde da pele. Na medicina ayurvédica o fogo digestivo, ou agni, tem função primordial na garantia de um corpo e mente saudáveis e na identificação de desequilíbrios pelo processo digestivo.

Considerado o elemento da transformação e purificação, seu desequilíbrio pode causar problemas como indigestão, inflamações e irritabilidade. Para o equilíbrio do fogo, é indicada uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos muito picantes e gordurosos, além da prática de atividades físicas moderadas.

Água – Jala

Considerada o elemento da nutrição e hidratação, a água é responsável pela fluidez, estabilidade e lubrificação do corpo humano. Ela pode ser encontrada, principalmente, nos sistemas linfático, urinário e reprodutivo.

O desequilíbrio da água pode causar problemas como retenção de líquidos, congestão e preguiça. E o seu equilíbrio envolve o consumo de alimentos quentes e picantes, além da prática regular de exercícios.

Terra – Prithvi

Responsável pela estabilidade, força e sustentação do corpo humano, a terra está presente nos ossos, músculos e tecidos conectivos. O desequilíbrio desse elemento pode causar rigidez, ganho de peso e letargia.

Para regular a terra é recomendada a ingestão de alimentos leves e nutritivos, como vegetais e grãos integrais. No mais, vale destacar que a prática de atividades físicas regular e manter uma rotina regular de sono colaboram para o equilíbrio de todos os elementos.

Quais são os doshas na Ayurveda

Para a Ayurveda, todos os seres apresentam uma constituição única e se distinguem de diversas maneiras físicas, mentais e emocionais. Por isso, a medicina ayurvédica é baseada, principalmente, na observação das particularidades de cada um, e a não compreensão da constituição individual pode acarretar no enfraquecimento da saúde.

Nesse sentido, a constituição das individualidades surge através da combinação dos 5 elementos primordiais, que originam os 3 humores ou biótipos básicos, denominados doshas. 

Os elementos de cada dosha.

É importante destacar que todos somos constituídos pelos 3 doshas, que desempenham funções específicas no nosso sistema. Mas a predominância de cada um deles contribui na definição das nossas características e tendências mais fundamentais.

Durante a vida, sofremos diversas influências internas e externas que agem sobre os doshas, portanto é fundamental que estejamos atentos a essas influências para considerar o melhor caminho para o nosso equilíbrio.

Também precisamos ter clareza quanto à natureza predominante em cada momento da nossa vida, a fim de saber quais hábitos, comportamentos e alimentação nos serão benéficos naquela fase.

Um entendimento das influências dos doshas no nosso ser contribui para o processo de autoconhecimento, possibilitando um equilíbrio da nossa saúde e da vida no momento atual. Para isso, é importante conhecer as características de cada biótipo:

Vata

O Vata é o dosha constituído por éter e ar, sendo, portanto, o provedor de todo o movimento necessário para o bom funcionamento do nosso corpo. Pessoas com predominância de influência Vata podem ser caracterizadas por duas palavras: instabilidade e movimento.

Algumas características desse dosha são:

Quando estão em desequilíbrio, essas pessoas podem apresentar:

Uma das melhores maneiras de estabilizar o excesso de Vata é criar uma rotina, com horários regulares, hábitos e escolhas capazes de nutrí-lo, acalmá-lo e protegê-lo. Também é indicado que realizem atividades e mantenham uma alimentação que equilibre o ar e o éter, como práticas de respiração e yoga restaurativa e ingestão de comidas quentes, cozidas e picantes.

Pitta

O Pitta dosha tem na sua constituição fogo e água, podendo ser caracterizado pelas palavras: combustão e realização. Ele é dotado das energias para colocar em prática nossos planejamentos e realizar objetivos. Responsável pelo processo digestivo, ele garante a estabilidade do metabolismo.

Pessoas com predominância desse biótipo apresentam:

O desequilíbrio em Pitta pode desencadear:

Para equilibrar esse dosha, as refeições são essenciais. O café da manhã não pode nunca ser pulado, sendo excelente a ingestão de alimentos mais doces nessa primeira refeição. O almoço deve ser bem substancioso e nenhuma refeição deve ser pulada. São indicados alimentos mais leves e refrescantes, a prática de atividades físicas regulares, em contato com a natureza e evitar a exposição ao sol.

Kapha

Formado pela combinação entre água e terra, as pessoas do Kapha dosha podem ser definidas por: estabilidade e organização.

As pessoas com essa predominância costumam apresentar:

Já o desequilíbrio em Kapha pode ocasionar:

Para o equilíbrio desse dosha, é recomendada a prática de atividades físicas vigorosas, como corrida, escalada e práticas de yoga mais intensas, além da ingestão de alimentos amargos, adstringentes e picantes, mornos e leves. Também é importante que se permita sair da rotina e buscar novidades, e evitar dormir durante a tarde.

Manifestação física dos doshas.

Como iniciar na Ayurveda

Você já deve ter percebido que a Ayurveda é uma prática diária e preventiva, e portanto requer dedicação para que se obtenha resultados. Para essa medicina, não há fórmula milagrosa e universal. O alcance desse estilo de vida saudável e equilibrado exige um estudo intenso de você mesmo.

Nesse sentido, o primeiro passo para iniciar na Ayurveda é conhecer a sua constituição e combinação única de doshas. Para isso, consulte um profissional qualificado. Em seguida, alguns passos são essenciais para garantir o sucesso do tratamento: 

Conheça o nosso trabalho

Se você está em busca de uma vida mais saudável, banhada de bem-estar constante e equilíbrio físico, mental e emocional, nós podemos te ajudar! Através de profissionais qualificadas e especializadas na medicina ayurvédica, te ajudamos a encontrar o caminho de autoconhecimento em busca da saúde plena. 

Dentre as ferramentas utilizadas no nosso trabalho, estão:

Também realizamos atendimentos psicoterápicos, baseados nas teorias junguiana e na bioenergética. Se for do seu interesse e necessidade, unimos terapia e Ayurveda, para garantir um acompanhamento constante e intensivo.
Ficou interessado? Entre em contato para saber mais sobre o nosso trabalho e conversarmos sobre o seu plano de tratamento. O diálogo é o primeiro passo para a cura!