Se você está cansado da rotina agitada das cidades e está em busca de um destino tranquilo, rodeado de uma beleza natural exuberante, comida boa e muitos atrativos em meio à natureza, então já passou da hora de incluir a Serra da Canastra na sua lista de destinos.

Com mais de 200 mil hectares, esse paraíso mineiro se localiza em uma área de transição entre o cerrado e a mata atlântica, o que contribui para uma diversidade espetacular de fauna e flora. Cada canto da Serra da Canastra é uma nova surpresa a ser explorada.

Mas a visita para esse destino vai muito além das paisagens incríveis e diversas. A Serra da Canastra é, também, um  destino completo para quem gosta de viagens culturais, de passeios radicais ou para aqueles que curtem uma boa gastronomia.

Venha saber mais sobre o paraíso mineiro e comece a planejar sua viagem ainda hoje!

 

Serra da Canastra, Minas Gerais.

Onde fica a Serra da Canastra

Localizada no sudeste de Minas Gerais, a 343 km de Belo Horizonte e 540 km da cidade de São Paulo,

Mapa da Serra da Canastra.

essa serra extensa abrange 6 municípios:

 

A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do rio São Francisco e do Paraná. Além disso, a área contém a maior parte do lago de Furnas, um reservatório de 1440 km², conhecido como “Mar de Minas, pela sua extensão surpreendente.

 

Lago de furnas.

 

No mais, a região impressiona pela quantidade de cachoeiras, que chegam a passar de 200 metros de altura e a mistura de paisagens que se alterna entre campos rupestres rodeados de flores, cerrado típico e matas de galeria com vegetação atlântica. 

Outro ponto de destaque para esse destino é que a depender da área que você escolher visitar, terá uma experiência completamente diferente. As paisagens variam a cada cidade, entre imensos paredões de rocha, cânions, ilhas, piscinas naturais, cachoeiras que formam praias de areia e imensos vales com vistas deslumbrantes, sem contar as diferentes espécies de animais que habitam a região. 

 

O que fazer na Serra da Canastra

Com tamanha diversidade e diferentes experiências que podem ser vividas na Serra da Canastra, é importante que você conheça as opções de destino para selecionar aquela que está mais alinhada com o seu estilo de viagem.

Se você quer se aventurar, ficar relaxado, conhecer paisagens diferentes, conhecer gente nova, aprender sobre história e cultura, experimentar diferentes gastronomias, enfim… Cada canto da Serra da Canastra vai te oferecer alguma dessas experiências de maneira única: 

 

Parque Nacional da Serra da Canastra

Placa da nascente do rio São Francisco.

Criado em 1972, com o objetivo de proteger a nascente histórica do rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra apresenta uma paisagem única, marcada por grandes vistas panorâmicas e inúmeras cachoeiras que chegam a 100 metros de altura.

O parque apresenta uma biodiversidade fascinante, com mais de 6 mil espécies de plantas, 800 espécies de aves e 200 espécies de mamíferos, números que superam a diversidade do Pantanal. Dentre os animais que habitam essa região, é possível avistar, por exemplo, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o sabiá-da-mata.

O turismo no Parque da Serra da Canastra também conta com uma riqueza histórica, sendo o destino

Pinturas rupestres na Serra da Canastra.

ideal para quem gosta de misturar

natureza e cultura. O parque conta com sítios arqueológicos ainda em fase de identificação e catalogação, incluindo pinturas rupestres. 

Sendo assim, se você se interessou pelo Parque da Serra da Canastra, as melhores opções de cidade para se hospedar são: São Roque de Minas e Vargem Bonita. Essas são as opções mais próximas das principais atrações turísticas do parque.

 

Fauna e Flora

A grande diversidade de espécies que habita o Parque Nacional acompanha toda a Serra da Canastra. Portanto, se você está em busca de paisagens diversas e, quem sabe, se deparar com diferentes espécies de animais, qualquer uma das cidades vai ser uma opção perfeita para se hospedar!

No entanto, se para além das paisagens de vegetação, você está em busca de um destino rodeado por cânions majestosos, então São João Batista do Glória e Capitólio são os destinos ideais para você. Nesse sentido, destaco que a primeira opção é mais tranquila e afastada da multidão, enquanto a segunda está mais próxima do agito da região.

 

Cachoeiras Pé da Serra – São João Batista do Glória.

 

Lobo-Guará na Serra da Canastra.

No mais, se o seu objetivo é observar animais, aqui vão algumas dicas:

 

Cachoeiras e piscinas naturais

Se você é fã de cachoeiras, então vai se apaixonar pela Serra da Canastra. Com um número incontável de cachoeiras e piscinas naturais, a região é o destino ideal para quem gosta de observar essas obras de arte naturais, e até mesmo para aqueles que gostam de mergulhar nas suas águas, já que o banho é permitido na maioria das cachoeiras da região.

Mais uma vez, todas as cidades da Serra da Canastra são uma boa opção para conhecer cachoeiras e piscinas naturais. As paisagens, extensões e tamanhos são muito diversas, possibilitando uma experiência única em cada local que você visitar.

Assim, indico que realize uma pesquisa das cachoeiras da região para identificar aquelas que te chamam mais atenção. No entanto, a melhor estratégia é conversar com locais de cada município, perguntar quais são os melhores destinos, como você pode chegar até lá e do que precisa para organizar este passeio de forma segura e confortável.

 

Cascata D’anta – São Roque de Minas.

Aventuras

Os aventureiros não ficam para trás na Serra da Canastra. Nos municípios da região é possível encontrar muitas aventuras em contato com a natureza, como:

 

Então, se você faz parte do grupo de aventureiros, a melhor opção para conhecer, na Serra da Canastra, é a cidade de Delfinópolis. Além do número absurdo de trilhas em meio a vales, serras e paisagens deslumbrantes, que podem ser realizadas com caminhadas, corrida, jipe, moto ou bicicleta, a cidade conta com opções de escalada, rapel e cascading, canoagem e tirolesa, para os mais radicais.

É importante destacar que o município não possui agências de turismo para atividades de aventura, elas são realizadas por algumas pousadas. Portanto, se está em busca dessas atividades, o ideal é que entre em contato com as pousadas da região para garantir uma viagem segura e responsável.

 

Vale da Gurita – Delfinópolis.

Cultura e história

Em relação à cultura, cada município da Serra da Canastra impressiona pelas histórias de suas formações e desenvolvimento. Cada uma delas apresenta um crescimento artístico, econômico e rotineiro únicos, que valem a visita e o aprofundamento.

igreja em Sacramento.

No entanto, se a cultura é um foco para a sua viagem, o município de Sacramento é o melhor destino para você. Além dos pontos naturais, essa cidade apresenta o Colégio Allan Kardec, o primeiro Colégio Espírita do Brasil, fundado em 1907.

Esse Colégio abriga as Igrejas Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque e de Nossa Senhora do Rosário. Portanto, é uma boa opção para quem gosta de conhecer edifícios históricos.

 

 

Gastronomia

Como parte do território mineiro, a Serra da Canastra não deixa a desejar quando se trata de gastronomia. Nesse sentido, pode ter certeza que você vai comer muito bem em qualquer município que escolher ficar na região.

Queijo da Canastra.

Além disso, é possível encontrar todos os tipos de comida, mas o carro chefe da região é, sem dúvida, a comida tradicional mineira. Opções em fogo à lenha e comida caseira, de rechear a barriga e o coração.

No mais, a maioria das pousadas na região costuma oferecer alimentação, mas também vale a pena tirar

uns dias para explorar os restaurantes da área. Afinal, quem não ama uma comidinha mineira caprichada depois de um dia inteiro de passeios?

Por fim, a região é famosa pelos seus queijos da canastra premiados, e você pode tirar um dia para conhecer alguns dos produtores e ver como esses queijos são feitos. Você também pode encontrar rotas de cerveja artesanal, cachaças, vinhos, quitutes e doces para visitar.

 

Serra da Canastra: dicas para curtir ainda mais

Se você gosta de viagens em meio à natureza assim como eu, então provavelmente já está começando a planejar sua ida para a Serra da Canastra depois de ler esse post. Mas como você pôde perceber, a grande possibilidade de atrativos e destinos pode dificultar na hora de se planejar.

Portanto, aqui vão algumas dicas que podem te auxiliar nessa jornada e tornar a sua viagem ainda mais incrível:

 

Cachoeira no Parque Nacional da Serra da Canastra.

 

O que levar para a Serra da Canastra

Se o seu foco é se aventurar nos destinos em meio à natureza, você deve estar preparado. Então aqui vão algumas dicas essenciais para que seu passeio seja livre de perrengues:

 

Melhor época para visitar a Serra da Canastra

A Serra da Canastra é um ótimo destino em qualquer época do ano. No entanto, Minas Gerais pode ser bem chuvoso, então planejar sua viagem em épocas de seca pode ser a melhor opção para não ter imprevistos.

Assim, visitar o paraíso mineiro nos períodos entre abril e setembro pode favorecer a sua viagem e evitar que você perca um dia de passeio por causa da chuva ou não possa visitar alguma cachoeira pelo risco de cabeça d ‘água.

 

Nascer do sol na Serra da Canastra.

 

Partiu Serra da Canastra!

Depois de todas essas dicas você já está pronto para conhecer o paraíso mineiro! E garanto que não vai se arrepender…

Se sentir, conta pra gente qual é a sua lista de destinos, os lugares que já visitou e outras dicas que tiver. Também fique à vontade para tirar qualquer dúvida. E se você já conhece a Serra da Canastra, não se esqueça de ajudar os novos viajantes perdidos! Juntos vamos mais longe!